CONFERENCISTAS

 

O 3CIHCLB contará com conferências científicas ministradas por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, entre os quais destacam-se os nomes apresentados a seguir.

 

 

Nome do Conferencista Tema da conferência Breve Currículo
Dra. Milagros Flores-Román
International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage (ICOFORT)

La Carta de ICOFORT y la Memoria del patrimonio militar construido.

Historiadora, mestre em Historia da Arte, pela Universidad de Navarra – Pamplona (Espanha) e Doutora em História da América, pela Universidad Complutense de Madrid.  Possui trinta anos de experiência em investigação histórica e avaliação de fortificações caribenhas. É consultora e especialista em fortificações do Caribe para a UNESCO, ICOMOS e ICOFORT, tendo realizado avaliações do patrimônio mundial no Caribe, na Europa, na África e na Ásia. Nos últimos 10 anos, desempenhou função como presidente do ICOFORT, no Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar; foi coordenadora e coautora da CARTA DE ICOFORT sobre fortificações e patrimônio; guia para a proteção, conservação e interpretação. Autora de diversas publicações e artigos sobre Fortificações no Caribe.  Seu trabalho como investigadora e especialista em Fortificações lhe redeu diversos reconhecimentos, entre os quais se destacam: Medalha da Cruz Branca de Mérito Militar outorgada pelo Ministério de Defesa da Espanha, Prêmio Freeman Tilden Award  outorgado pelo Serviço Nacional de Parques dos Estados da América.

Prof. Carlos Alberto Cerqueira Lemos
Universidade de São Paulo (USP)

Ocorrências regionais na arquitetura brasileira.

Arquiteto e artista plástico, é professor titular do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU USP. Dedica-se à história da arquitetura brasileira e à preservação do Patrimônio Cultural. Foi conselheiro do IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP. É autor de 27 livros, dentre eles: Arquitetura BrasileiraRamos de Azevedo e seu escritório (Prêmio Jabuti / 1994); Como nasceram as cidades brasileiras.

Prof. José Manuel Aguiar Portela da Costa
Universidade de Lisboa

A importância do estudo dos materiais, das técnicas e da história da construção na sua aplicação prática à conservação de patrimônio: alguns casos de estudo em Portugal.

Arquiteto, com Doutorado em Conservação do Património, pela Universidade de Évora. Foi Investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). É professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde é o responsável científico do Grupo de Unidades Curriculares de Conservação, Restauro e Reabilitação e Coordenador dessa Especialização nos Mestrados e no Curso de Doutoramento em Arquitectura. Coordena Projetos de Investigação em conservação e possui algumas centenas de publicações. Atualmente, como Vice-Presidente do ICOMOS-Portugal, representa este organismo no Conselho Nacional de Cultura – Secção do Património Arquitectónico e Arqueológico / Governo de Portugal, DGPC. Foi Vice-Diretor do Jornal Arquitectos e fundador da Revista Arquitectos da Ordem dos Arquitectos; integrou Comissões Científicas e de Especialistas da UNESCO e do ICOMOS. Atualmente, é Presidente da Assembleia Geral da Sociedade da Portuguesa de História da Construção.

Prof. Marco Antônio Penido de Rezende
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Tijolo cerâmico: a primeira "revolução" na História da Construção Brasileira?

Professor Associado na Escola de Arquitetura da UFMG. Doutorado em Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 2003. Pós-Doutorado na Universidade Oregon, EUA, em 2010.  Ensino, pesquisa, extensão, além da orientação de 20 alunos de mestrado e 4 de  doutorado. Possui 88 publicações nos campos da História das Construções, Conservação das Construções, Arquitetura e Tecnologia Vernáculas, Arquitetura de Terra.  Membro do ICOMOS, Association of Preservation Technology, Diretoria do ANTECIPA, Rede TerraBrasil, Rede Proterra.    
 
Prof. Mário Mendonça de Oliveira
Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Engenharia militar imperial na Bahia.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1961) e Notório Saber (2001) pela Universidade Federal da Bahia. Especializou-se em Restauração e Conservação dos Monumentos pela Universitá degli Studi di Firenze. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, da qual recebeu o Título de Professor Emérito. É docente do quadro permanente do PPGAU e do MP-CECRE. Tem experiência na área em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: restauração e conservação do patrimônio, ciência e tecnologia da restauração. É membro efetivo da Academia de Ciências da Bahia, membro do ICOMOS e do ICOFORT. Pela sua atividade na conservação do patrimônio construído, recebeu diversas comendas e distinções como o título de Comendador da Ordem do Mérito do Estado da Bahia, a Medalha do Mérito Militar, o título de Cidadão de Salvador, o diploma de Pioneiro da Ciência da Conservação no Brasil do ICOMOS-BR, a medalha Mário de Andrade do IPHAN e, mais recentemente, o diploma de Sócio Emérito do ICOMOS Internacional.

Prof. Nelson Pôrto Ribeiro
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Os engenheiros e a modernidade: revolução urbana na segunda metade do século XIX.

Arquiteto pela FAU-UFRJ (1985), mestre em História da Arte pela EBA-UFRJ (1990) e doutor em História pelo IFCS-UFRJ (2000), com estágios pós doutorais pela Faculdade de Arquitectura da UTL (2010) e pelo Instituto de História da Arte da FCSH - Universidade de Lisboa (2018). Trabalhou durante 12 anos na área de restauração e conservação do patrimônio edificado, enquanto sócio e responsável técnico da empresa Ópera Prima Arquitetura e Restauro Ltda. Desde 2002 é professor Associado IV do DAU-UFES. É autor de sete livros e inúmeros capítulos de livros e artigos científicos. Foi autor e/ou consultor de mais de 40 projetos de restauração de importantes prédios históricos da cidade do Rio de Janeiro.

Prof. Paulo José Brandão Lourenço
Universidade do Minho (UMINHO)

Regras geométricas e estabilidade de abóbadas em cruzaria ao longo da história, e outros subsídios para a intervenção no patrimônio.

Professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Coordenado do Grupo de Estruturas e Co-Diretor do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (www.isise.net). Interesses na área de ensaios não destrutivos, técnicas avançadas de análise numérica e experimental, técnicas de reforço inovadoras e engenharia sísmica. É especialista em conservação de construções antigas e trabalhou como consultor em mais de 100 monumentos em Portugal e no exterior, incluindo diversos casos classificados como Patrimônio da Humanidade, tais como a Sé do Porto, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo, em Tomar, o Castelo de Guimarães (em Portugal), o Qutb Minar (Nova Deli, Índia), as igrejas de Famagusta (Chipre) e a Catedral da Cantuária (Reino Unido). Coordenador do Mestrado Europeu em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (www.msc-sahc.org), Prêmio Europa Nostra 2017. Editor do International Journal of Architectural Heritage.

Prof. Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas
Universidade do Porto (UP)

Os primeiros edifícios em torre da cidade do Porto. Soluções construtivas e estruturais

Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Tem desenvolvido a sua atividade docente em diferentes disciplinas/unidades curriculares de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, quer no domínio da Arquitetura, quer da Engenharia Civil, em diferentes instituições de ensino universitário. A atividade científica mais recente vem incidindo na área da História da Construção, com ênfase na temática relacionada com a introdução e disseminação do concreto armado, em Portugal.
 
Prof. Virgolino Ferreira Jorge
Universidade de Évora (UEVORA)

Arquitectura medieva dos cistercienses em Portugal: materiais, tecnologias e conhecimentos

Professor aposentado de Arquitetura, pela Universidade de Évora, e membro honorário da Academia Portuguesa da História. Criou e dirigiu, nesta Universidade, os cursos de mestrado e doutoramento em Conservação do Património Arquitectónico e Paisagístico. As suas áreas de estudo principais são a Hidráulica Monástico-Conventual, a Arquitectura Religiosa Medieva e a Teoria e História da Conservação.
 
End:. Rua Prof. Aristides Novis, 2, Federação CEP: 40210-630, Salvador - BA - Brasil
Instagram: @3cihclb
Tel:. +55 71 3283-9858 (pela manhã)